O que significa a frase Ouviram do Ipiranga as margens plácidas?
As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico. Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil.
Qual o significado da palavra Ipiranga do hino nacional?
Ipiranga: rio em cujas margens D. Pedro I proclamou a Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.
Por que o autor do Hino Nacional Brasileiro usou a expressão novo mundo?
Porque após a independência o Brasil libertou-se de Portugal. Novo Mundo é uma referência a América.
O que significa a letra do hino nacional?
Dom Pedro I estava próximo ao Rio Ipiranga quando proclamou a independência do Brasil. Esse é o brado (grito) a que se refere a letra, e o imperador aparece como um representante do povo brasileiro ou do povo heroico. O autor, Joaquim Osório, compara a liberdade conquistada pelo Brasil a um Sol com raios brilhantes.
Qual é o significado da palavra margens plácidas?
Significado de Plácidas adjetivo Que está muito calmo; repleto de tranquilidade e de sossego: o grito de Independência foi dado por D. Pedro I às margens plácidas do rio Ipiranga. Que denota ou expressa paz; pacífico: relações plácidas.Com doçura, suavidade, gentileza; suave.
Qual é o significado da palavra plácidas?
plá·ci·do do. 1. Quieto, sossegado. 2.
Qual é o novo mundo que o autor se refere?
As expressões “novo mundo” e “novíssimo mundo”, citadas no enunciado, correspondem à forma com que os descobridores europeus denominaram as terras por eles descobertas: as Américas e a Oceania.
O que significa iluminado ao sol do novo mundo?
Iluminado ao sol do Novo Mundo!” Explicação: Novamente, o autor destaca que o Brasil está coberto de riquezas naturais e afirma que o país embeleza a América.
O que quer dizer deitado eternamente em berço esplêndido?
Portanto, “deitado eternamente em berço esplêndido” significa que o Brasil está eternamente repousado neste local deslumbrante chamado América do Sul, enquanto que “ao som do mar e à luz do céu profundo” indica que ele será para sempre banhado pelo Oceano Atlântico e sempre estará sob a imensidão do céu.